PRÉ-RECICLADORA DE GARRAFAS PET

Pequeno porte, operação simples.

  • Equipamento de pequeno porte (70 cm x 70 cm x 170 cm), pesando aproximadamente 40 kg, movido por apenas 1 moto-redutor de ¼ CV.  Ocupa área máxima de piso de 2m², incluindo o depósito de garrafas pré-recicladas.
    Operação “amigável” podendo ser operado por qualquer pessoa (próprio consumidor) com absoluta segurança.
    A simples introdução da garrafa Pet (refrigerantes, água mineral e outras bebidas com o mesmo bocal) determina o início do ciclo da pré-reciclagem produzindo os trabalhos necessários até o reinício, automaticamente.


 

Reduz volume da garrafa. Retira rótulos.

  • Reduz instantaneamente o volume da garrafa Pet em até 4 vezes, sem a necessidade de prensas.  Através dos cortes longitudinais executados, elimina parcialmente a memória plástica da garrafa, permitindo a redução de volume, possibilitando o seu armazenamento racional em recipientes transportáveis manualmente sem a necessidade de veículos automotores de movimentação de carga. Assim, as garrafas Pet podem ser armazenadas para posterior coleta específica com um volume reduzido.



Os rótulos, após iniciado o processo, também são pré-cortados e aspirados para armazenamento em recipiente interno para posterior reciclagem.
A garrafa Pet, já cortada no sentido longitudinal, permanece com o seu bocal intacto onde estão agregadas as “tiras” do pré-corte, possibilitando a separação por cores feita por pessoas especializadas na triagem final que antecede a prensagem para venda às empresas recicladoras.


 

Adensamento significativo dos fardos.

  • A relação peso e volume (extremo volume – baixo peso) das garrafas Pet é fator significativo na composição do preço de compra por recicladoras. Como consequência, o transporte dos fardos chega a representar até 20% do valor de recompra no mercado da reciclagem, quando recolhidos a uma distância aproximada de 100 km.

    - O fardo médio de garrafas Pet, prensado sem pré-reciclagem, pesa entre 80 e 90 kg.
    - O fardo médio de garrafas Pet, prensado com pré-reciclagem, pesa entre 130 140 kg.

    O maior “adensamento” dos fardos com as garrafas Pet pré-recicladas permitirá o seu recolhimento também em localidades mais distantes com custos de transporte reduzidos em até 50%.


SEM PRÉ-RECICLAGEM

COM PRÉ-RECICLAGEM

 

Corta em tiras, facilitando a moagem.

  • Os cortes longitudinais efetuados nas garrafas Pet, pelo processo de pré-reciclagem, correspondem à antecipação de aproximadamente 40% dos cortes necessários à produção de “flakes” durante o processo de moagem nas linhas de reciclagem.
    Após a prensagem, as garrafas Pet atualmente seguem “inteiras” para os moinhos, enquanto as garrafas Pet pré-recicladas seguirão já “cortadas” parcialmente para o moinho tornando a função das facas mais eficazes.
    A maior eficácia na entrada nas facas do moinho aumentará a produtividade, reduzindo a perda de afiação e desgaste, prolongando a sua vida útil.  Minimiza as frequências de parada de produção para troca ou afiação de facas.


 

Reduz energia elétrica e água na reciclagem.

  • As garrafas Pet introduzidas na Máquina Pré-Recicladora Pré Pet estarão isentas de sujeira (orgânicos, areia, restos de refrigerantes ou outros líquidos, etc.), pois será proveniente das fontes diretas de consumo.
    Os depositantes dessas garrafas Pet e os usuários do equipamento serão os próprios consumidores que terão as garrafas Pet separadas e armazenadas isoladamente em suas fontes de consumo.
    Uma vez limpas (sem qualquer sujeira, quando comparada com as disponíveis atualmente para recicladoras), evita-se a lavagem excessiva com água abundante, sem o emprego de produtos químicos.
    E uma vez pré cortadas (“tiras”) e sem rótulos, elimina-se parcialmente equipamentos utilizados atualmente na linha de reciclagem.